A vida com 400€

O primeiro mês acabou com uma despesa que eu ainda não tive coragem de contabilizar, mas que eu tenho certeza de que foi muito alta. Quando eu tiver mais tempo e, sobretudo, coragem eu o farei e discutirei aqui. Por ora, tenho outras coisas (boas) para falar.

Ontem me juntei com meu amigo Thiago, carioca que estuda na Unicamp e meu companheiro na Fanfrale, para discutir. Ele teve a oportunidade de morar só em Campinas durante mais de dois anos e tem experiência em gerenciamento doméstico. Uma experiência semelhante à que eu tive na Marinha, mas mais profunda. Resolvemos comprar nossos víveres juntos e tentar comer em casa com mais freqüência. Ontem fizemos nossas compras, após uma extensa pesquisa de preços nos dois supermercados em que costumamos comprar. Fizemos uma refeição lauta e depois colocamos alguns gastos na ponta do lápis (ou melhor, na tela do iPhone dele). Adiante segue um resumo.


Os gastos com a casa

Como já disse aqui outra vez, meu aluguel é 220€ sem a ajuda da CAF e os gastos com água estão inclusos. A conta de energia é uma taxa mensal fixa baseada numa estimativa de consumo e ao fim da locação os locatários podem ser reemborsados ou obrigados a pagar uma diferença. Para o meu apartamento essa taxa é de 55€ e eu divido com o meu coloc. Ou seja, eu tenho um gasto mensal fixo de 245,50€, digamos 250€, até eu conseguir a ajuda da CAF. Guardem esse número por enquanto.


O transporte

O custo de se deslocar em Nantes varia muito. Um tíquete de 1h custa 1,50€ se você comprar na rua ou 0,90€ se você comprar junto ao BDE, na escola. Existem bilhetes de 24h individuais e bilhetes de 24h para quatro pessoas. Antes de pegar o bonde é sempre interessante fazer um pequeno cálculo para descobrir se não é razoável comprar um tíquete um pouco mais completo. Além disso, existem os planos mensais e anuais, os quais fornecem uma carteirinha que dá livre acesso a todo o sistema de transporte da cidade.

E, é claro, é possível viajar ilegalmente. Entretanto, isso nunca foi algo conveniente para mim e espero que para aqueles que venham para cá isso nunca seja considerado como uma opção. Por isso, eu resolvi comprar o plano anual, o que me custou 225€. Aqui vão algumas contas:


Se eu saio duas vezes no fim de semana (lazer) e mais uma vez durante a semana (compras ou problemas a resolver) eu gasto:

6 tíquetes 1h = 5,40€ (no BDE)

Considerando que o ano tem 52 semanas o gasto total é de 280,80€, que é superior aos 225€ do plano anual.


Eu tenho necessidade de pegar o bonde todas as quintas para fazer esporte, pois pratico escalada do outro lado da cidade. Além disso eu saio todos os fins de semanas e geralmente saio mais duas vezes por semana, uma para fazer compras e outra para resolver problemas de burocracia. O plano anual para mim é bem interessante e só o fato de viajar com o espírito tranquilo e sem malandragens já me deixa feliz. Além disso, não vou ter mais gastos com transporte durante um ano.


A comida

Já disse aqui antes que uma refeição no restaurante universitário custa 2,90€. No entanto, o restaurante não funciona no domingo e na noite de sábado. Caso eu fizesse todas as onze refeições semanais possíveis lá o meu gasto seria de 127,60€. Arredondemos para 130€.

A parte mais interessante do cálculo vem agora. Ontem eu e o Thiago fizemos a conta de quanto nossa refeição custou. Exageramos nas quantidades para dar uma margem de segurança. Além disso, a refeição foi bastante farta, embora não tenha havido sobremesa. Custo total individual: 0,72€. Se incluirmos uma fruta como sobremesa (nossa referência foi uma maçã) o valor sobe para 0,80€. Alopremos e digamos que a refeição custe 1,00€. Se comermos todos os dias em casa o nosso gasto seria de 60,00€.

Entretanto, não é sempre possível fazer isso. Há dias em que estamos cansados, ou que não há tempo, ou que temos outro compromissos. Digamos que esses casos totalizem oito por mês. Corrigindo os gastos com comida segundo esse raciocínio: 76,80€. Digamos que seja 80,00€.


O celular

Começo dizendo que realmente queria comprar um iPhone. Mas meu juízo e minha carteira me convenceram de que arcar com os 200€ de custo do aparelho mais os 38€ mensais do plano não são pro meu bico. Pesquisei e decidi que vou comprar um aparelho de 1€ com um plano de 22,90€. Ele me dará direito a 40 minutos de ligação por semana mais SMS ilimitados depois das 17:00. Não é muito, mas resolve meus problemas.


Colocando tudo junto

Se fizermos as contas:


Bolsa: + 430€
Transporte: - 0€
Casa: - 250€
Alimentação: - 80€
Celular: - 23€
___________________
Receita: + 77€ (tá azul! u-hu!)


Evidentemente não vão sobrar 77€. Existem os gastos invisíveis, aqueles que a gente sempre esquece de contabilizar. Tem o cafezinho que eu compro pra aguentar a aula de Análise Numérica, tem o café da manhã, tem a cervejinha do fim de semana, um cinema aqui e acolá. Ainda assim, isso é uma situação razoalvemente confortável. Basta ser disciplinado e é possível não entrar no vermelho. Além disso, eu tenho a sorte de ter uma família que pode me ajudar numa eventualidade, algo que eu espero que não aconteça. Por fim, quando a ajuda da CAF vier eu vou ter uma graninha a mais e vou poder viajar e gastar um dinheiro com coisas pra mim.


O índice BMSL

Devo confessar que eu me empolgo muito com esse tipo de coisas. Fazer o planejamento doméstico, ver o dinheiro render, fazer boas compras... Nisso eu me identifico bastante com o Thiago e nós temos umas discussões bastante interessantes a respeito. Surgem idéias de planilhas e mais planilhas, planos de gastos e mil outras coisas. Ontem soltei meio de brincadeira a idéia de fazer um índice de inflação com os produtos que a gente compra. Rimos e tal. Mas agora estou levando a história a sério. Estou disposto a criar o índice mensal de inflação Bezerra Modolo Santana Leal e disponibilizar aqui.

Hoje escrevi os produtos que nós temos que comprar sempre. Devo lembrar que sempre fazemos nossas escolhas baseadas no preço por unidade de massa ou volume e procuramos sempre o produto mais barato, salvo quando a qualidade baixa torna inviável o consumo, o que é extremamente raro aqui na França. São esses os valores que entram nas nossas pesquisas de preço, não os valores unitários. Aqui vai a lista que eu fiz:

Higiente pessoal:
Pasta de dente
Escova de dente
Fio dental
Lâmina de barbear
Sabonete
Sabonete para as mãos
Shampoo
Condicionador
Desodorante

Produtos de limpeza:
Papel higiênico
Detergente
Esponja
Água sanitária
Sabão em pó
Sabão em barra

Frutas:
Maçã
Laranja
Banana
Ameixa
Pêra
Kiwi
Uva

Carnes e peixes:
Steak
Atum
Mortadela
Salsicha

Legumes e verduras:
Ervilhas
Milho
Cenoura
Espinafre
Batata
Tomate
Cebola
Alho
Alface

Ovolactos:
Ovos
Leite
Queijo
Iogurte
Manteiga

Outros:
Arroz
Massa
Cereal matinal
Geléia
Mel
Nutella
Pão
Molho de tomate

Ainda estou maturando a idéia, pensando em como vou fazer o índice. Espero publicar o primeiro índice dentro de duas semanas, mas não posso dar certeza. Espero também ter disposição para continuar esse trabalho e que isso ajude os outros que virão.

One response to “A vida com 400€”

flashfs disse...

Caramba, planejamento bem feito. Infelizmente ainda não sei fazer planilhas e afins =[
Ainda bem que tu ainda terá mais ajuda financeira dessa CAF aí.

Postar um comentário