Visita de Nantes: estilo BDA

Tarde de sábado, período naturalmente consagrado para fazer compras para a casa e outros e dar conta de alguns afazeres domésticos. Havia uma visita de Nantes organizada pelo BDA agendada que não me interessava muito, pois já havia batido bastante perna pela cidade.

Cá estava eu, na minha humilde e desconfortável caminha, tentando recuperar as horas de sono perdido quando uma sirene começa a tocar no corredor. Gritos, alertas e um louco (do BDA, é claro) chamando pelo megafone todos os residentes para a visita de Nantes. Vá lá, depois dessa eu não dormiria mesmo, resolvi dar o braço a torcer.

A visita era na verdade uma gincana. Os EI1 deveriam formar equipes e cada equipe deveria seguir um itinerário, revelado aos poucos à medida em que íamos resolvendo charadas e encontrando pistas pela cidade. Além disso, cada equipe devia levar consigo uma máquina fotográfica para tirar fotos dos lugares e provar que de fato esteve lá e também para tirar fotos originais e divertidas, que seriam objeto de uma competição. Outra parte da gincana era procurar e trazer os objetos mais engraçados e interessantes encontrados no caminho, infelizmente minha equipe desconhecia essa parte da brincadeira e não trouxemos nada. Cada equipe deveria também ter uma deficiência, algo para atrapalhar o deslocamento. A nossa era carregar doze garrafas de água mineral de 1,5l cada sem que pudéssemos beber. Outra equipes deveriam usar saias ou rabos de rato.

Heis uma foto da nossa equipe. Havia cinco nacionalidades distintas: francesa, brasileira, russa, japonesa e húngara.



Cada equipe recebeu dois envelopes e o primeiro deveria ser aberto imediatamente. Nele havia o primeiro destino da aventura. A carta era assinada por Phileas Fogg, o próprio, e ele rogava insistentemente que cumpríssemos o percurso em menos de cinco horas, uma vez que ele havia apostado uma quantia considerável em nossa vitória. Cada equipe tinha destinos iniciais diferentes e o nosso foi a Catedral. Situada no centro da cidade e destacada por sua altura e arquitetura, a Cathédrale Saint-Pierre-et-Saint-Paul é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Nantes.

Lá chegando, abrimos o segundo envelope, também "enviado" por Phileas Fogg. O segundo destino era o atelié do grupo Machines de l'Île, um grupo de teatro de rua que utiliza marionetes gigantes em suas atrações e é extremamente reconhecido por aqui. O seu ateliê é um dos pontos turísticos mais visitados de Nantes, se não o mais visitado, e lá é possível pagar para dar uma volta no mais conhecido dos seus marionetes, o elefante. Lá encontramos alguns membros do BDA, que nos fizeram dançar uma coreografia ridícula antes de nos dar o terceiro envelope, sempre assinado pelo astuto Fogg, e que deveria ser aberto apenas no terceiro ponto. E o tal ponto onde nós deveríamos ir era lugar redondo e com uma fonte...





Redondo e com uma fonte? "Place royale!" eu gritei de imediato. A praça é o coração da cidade e é um dos lugares que eu visitei pelas minhas andanças na primeira semana. A praça é circundada de prédios e no seu centro há uma fonte com estátuas, algo bem clássico. Chegamos lá e nos deparamos com outras equipes tomando banho na fonte e tirando fotos. Era uma parada dura de vencer e eu e outro brasileiro resolvemos fazer algo um pouco mais louco para render uma foto melhor. Tiramos uma foto "bebendo" a água que saia de uma das estátuas. De fato a água só entrava na nossa boca, mas não engulíamos.

Com metade das calças molhadas e boa parte da camisa também eu acompanhei o meu grupo até o ponto seguinte. Tivemos que perguntar para outros grupos, pois nossa chefe perdera a terceira carta enquanto íamos para a praça. A pista agora era difícil: devíamos achar um pub irlandês no centro da cidade. Existem centenas de lugares para beber por aqui e um pub irlandês é apenas mais um deles, mas encontramos. Lá, a atendente nos deu um pacotinho de biscoitos LU. Isso quer dizer Lieu Unique (Lugar Único), uma tradicional fábrica de biscoitos de Nantes.

E lá fomos. A antiga fábrica não funciona mais, virou algo entre museu e casa de espetáculos. A sua arquitetura se destaca, sobretudo pela torre na fachada. Havia membros do BDA por lá organizando uma competição. O objetivo era dar três biscoitos LU para cada representante de equipe e ver quem conseguia comer mais rápido. Fui o representante da minha equipe e venci o duelo com outra equipe. Foi muito fácil para quem é acostumado a comer quatro Creams Crackers de uma só vez (valeu, Franklin e nossas partidas de Burro!). Próxima parada: Chatêu des Ducs de Bretagne.







As coisas no castelo foram bem rápidas, logo sabíamos para onde deveríamos ir. Apesar de o castelo ser um dos pontos que eu visitei na minha primeira semana em Nantes, é sempre muito surpreendente ver uma construção do tipo bem no centro de uma cidade. Pegamos a carta na livraria/loja de bugingangas do castelo e Phileas Fogg avisava que iríamos para a última etapa da nossa jornada: o Museu de Belas Artes.

A essa altura já estávamos bem cansados e não havia muita disposição para visitar o museu. Tiramos a foto comprobatória e seguimos para a Escola, com uma parada rápida para tirar fotos toscas e se molhar mais um pouquinho.



Entregamos nossas fotos pros caras do BDA para que eles pudessem julgar e decidir quem era a melhor equipe. Houve prêmios em várias categorias: imbecil, melhor foto, trash, petit LU, prêmio geral e outras que eu não entendi. Nossa equipe ganhou o terceiro lugar na categoria trash pela foto em que bebíamos água na fonte e o primeiro lugar na categoria petit LU, concedida para a equipe cujo representante comesse mais rápido os biscoitos (valeu, Franklin!!!).

Para resumir, o nosso itinerário foi:



B) Catedral
C) Elefante
D) Place Royale
E) O pub irlandês
F) Lieu Unique (LU)
G) Chatêu des Ducs de Bretagne
H) Musée de Beaux Arts

11 Responses to “Visita de Nantes: estilo BDA”

Anônimo disse...

FALA!!!!!!!!!!!! Tudo tranquilo por essas bandas ó grande bovino??? Tem mandei um e-mail mas acho que o corrido dia-a-dia não deixou muito tempo. Enfim, vendo que voce ta numa "Nice"(Acho que a Nice francesa se escreve assim, me corrija), ops Nantes disso.... Ta numa boa.... Ta bom de estudar!! IAUhIUAHIUHAiUH Soh vi as fotos de relance e necas de livros! Ohhh vidinha marromenos.... Nao se esqueca que tem gente com saudades e que torce por voce!!
Ve se arruma um jeito de ficar na europa após voltar para UFC. No nosso pais, o COMPANHEIRO LULA quer robar de quem tem poupança e ta deixando terminar em pizza qualquer coisa!
Sei que deve estar com saudades de casa(apesar da experiencia), mas VIVA O MOMENTO(e tente prolonga-lo)!!!!!!!
Abraços por trás!
Uiiiiiiii

Anônimo disse...

PS: porra até por ai tem um japones... meu deus... queria ter um para poder começar a aprender feito gente!
Manda um Ohayo Gazaimasu para ele ^^ (Orraioo gozaimas; fonetica)

Anônimo disse...

PS2: Porra meu... meu detector de bibas acusou uns 3 ou 4 nessa ultima foto!!! CUIDADO COM O LE SABAO NU CHAUM!!!
IAUhIHAiUHAiuHAiuHAiUA

Anônimo disse...

PS3: Porra de tanto ps... meu deus... to vendo umas coisas aki na net e fico pausando... hehehehe
sim... pq o "Valeu, Franklin" ??? Ô.õ nao entendi nda... eu como biscoitos rapido demais???

Nathan Medeiros disse...

bicho eh bicho em qualquer canto mesmo hauehuahe


ei, cortamos o cabelo do romulo, passa la no meu blog p ver!!

abraco!

Franklin! Pra quem come quatro creams crackers (no meu caso cinco) em uma partida de Burro, três biscoitinhos não é nada, véio.

Anônimo disse...

LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!
OWNED!!!!!!!!!!!!!!!
Verdade, 5... desceu bem gostozin!!!UIAHiuhaIUHAiUHAiuHAiuHAiUHiUHIUHAUIAHiUHIUHiUHiuHiuHAIU
BOA SORTE POR AI MANIN!!! ABRAÇO POR.... deixa...
Sim, tu recebeu minha MSG?

Anônimo disse...

Entao eh trans-atlantico mermo! 0õ
Sim, q faz os calculos ai... uma luz flourescente de 15w em um reator de 20w tem problema? E essa lampada ligada em 220V, num espaço de .70mX,40mX,50m aumenta em qnto a temp ?
hehehehehehe

Sei lá, cara! Pergunta pro teu irmão. Não pra mim.

Anônimo disse...

O rodrigo ta mais pro calculo de qntas calcinhas precisam para fazer uma bandeira de 2metros quadrados! AiHaiuHAiuHAiuHAiuHAiuHiuHAIUH
Abraço!

Postar um comentário