Appartathlon

Mais uma tradição da Escola, e mais uma vez algo extremamente criativo. O nome pode não parecer muito evidente, mas é a fusão de appartement e marathon. A idéia é a seguinte: os EI1 devem formar grupos e percorrer a cidade para visitar os veteranos em seus apartamentos. Uma peculiaridade daqui é que não há vagas na residência no segundo ano, então forçosamente os alunos alugam apartamentos pela cidade, sobretudo no centro.

Na noite de ontem os grupos receberam as cartas. Uma delas era uma lista com uma série de apartamentos de veteranos, o "nome" do apartamento, os (apelidos dos) colocatários e o endereço. A outra carta era um mapa feito no Google Maps para que pudéssemos localizar os apartamentos no labirinto de ruas que é Nantes fora dos eixos de circulação do bonde. Cada grupo tinha uma lista de prioridades: uma série de dois ou três apartamentos escolhidos aleatoriamente e que deveriam ser visitados. Após cumprir essa etapa cada grupo era livre para ir onde quiser. Evidentemente, houve grupos que se considerou livre antes de cumprir a imposição da lista. Eu resolvi me integrar a um grupo que queria seguir o itinerário e ver aonde o acaso nos levaria.

Visitamos cinco apartamentos ontem. Visitas rápidas, evidentemente, uma vez que a maratona começou às 20:00 e o último bonde passa às 00:30. No entanto, deu para conhecer bastante gente. O nome "maratona" é bastante válido. Nantes tem apenas um arranha-céu, um prédio comercial. Todos os outros prédios têm menos do que cinco andares e raramente têm elevador, dessa forma os aluguéis mais baratos são os dos apartamentos do alto. Dentre todos os apartamentos visitados apenas um não era no último andar. Haja perna!

Voltando à maratona: não me lembro o nome de todos os veteranos que visitei e nem seria importante citar aqui. O que eu acho mais interessante é que o segundo apartamento da lista era o apartamento do meu padrinho e a visita foi muito legal. Todos os colocatários eram muito gente fina. O nome do apê era "Coloc's Copie". O nome tem uma justificativa: eles transformaram uma das salas de banho numa câmara escura. Lá dentro havia uma fotocopiadora e cada visitante deveria copiar uma parte do corpo e colar na parede da sala. Eles disponibilizaram uma caneta hidrográfica para desenhar algo na parte copiada caso o visitante quisesse. Nem preciso dizer que a parede estava repleta de bundas. Havia também uns poucos seios (com sutiãs e pouco nítidos), dois ou três rostos e um pé. Eu copiei meu peito junto com meu pingente (um apito feito de osso e com pirogravuras muito interessantes). Desenhei uma bandeira do Brasil também, mas na cópia só saiu meu pingente e um fundo preto.

É incrível como a Escola é plena de tradições para integrar os alunos, sejam dentro de suas turmas ou entre elas. Incrível como uma escola com relativamente poucos alunos (em torno de 1000 na gradação) tem tantas tradições, clubes e associações interessantes. É algo que na UFC, com suas dezenas de milhares de alunos, existe muito timidamente. Outra coisa que também é interessante lembrar: o aqui trote é crime e é severamente punido. Os veteranos são sempre super-receptivos e nada aqui me faz lembrar as irracionalidades às quais eu fui submetido na Marinha.

No response to “Appartathlon

Postar um comentário