O significado da tatuagem

Eu atrasei deliberadamente a publicação deste texto, mas nunca me passou pela pela cabeça deixar de escrevê-lo. Eu cheguei mesmo a prometer um texto sobre minha tatuagem no post da ressurreição do blog. Entretanto, eu deixei para escrever sobre isso agora que todos já a viram, já comentaram, já aprovaram entusiasdamente ou já desaprovaram categoricamente. Em suma, publico agora porque não vai mais causar bafafá.


Por que uma tatuagem?

Não sou nenhum fã especial da arte corporal. Não mais do que qualquer outra arte. E nem menos também. Sempre admirei e desde 2005 sempre quis ter uma, mas nunca encarei isso como um modo de vida, a despeito de (e com respeito a) todos os que vêem dessa forma. Entretanto, acho que uma tatuagem deve transcender a questão estética. É patético marcar o corpo permanentemente com algo que você apenas julga bonito. A nossa noção de belo evolui com o tempo e o que outrora parecia belo não é mais. Por isso queria algo que tivesse significado e um significado forte, não um simples blá blá pra justificar.

Eu estava decidido a voltar da França com uma tatuagem, mas não compartilhei isso com ninguém. Eu finalmente alcançara a maturidade que eu julgava necessária para fazer uma (e a coragem também). Agora só faltava o desenho. Inicialmente eu queria algo que representasse meu intercâmbio e todo o valor que ele pode ter na vida de um jovem de vinte e poucos anos. Ou algo que representasse o local onde eu morei durante esse tempo.


A primeira idéia
 
Sou fã da estética celta, dos nós, das cruzes e sobretudos dos trisqueles e triquetas. Coincidentemente eu fui enviado para uma cidade com uma herança céltica ainda forte. Nantes, como já disse várias vezes antes, está inserida culturalmente, embora não mais geograficamente, na região da Bretanha, o berço de uma das seis nações célticas. Portanto, pareceu-me bem natural tatuar um símbolo celta. Pensei no trisquele, pois acho o seu significado muito rico e também o acho um símbolo muito bonito. Pensei em tatuá-lo no centro das costas.
O trisquele

Apesar de tudo isso, não acho que o significado do símbolo fosse forte o suficiente para eu gravá-lo no meu corpo. Eu senti que eu deveria continuar procurando outro motivo para desenhar.
Os faróis

Quando eu era pequeno, pequeno o suficiente para eu não ter nem idéia de quando isso aconteceu, eu vim uma foto que mexeu um bocado comigo. Ela estava à venda numa loja de decoração com temática naútica que existia num shopping bem conhecido aqui de Fortaleza. Aqui está ela:

Se ponham no lugar de um moleque de seis anos ou menos e tentem imaginar com que olhos eu vi isso. Uma onda gigantesca contornando a base de um farol e prestes a engolir o guardião que desavisadamente posta-se do lado oposto. Se você me permite um curto de momento de divagação agora (um mais longo virá, prepare-se) as informações que eu tirei dessa foto devem ter sido:
  • Os homens são frágeis e não são nada se comparados com as forças da natureza.
  • Faróis são algo resistente pra caramba!

E eu devo ter esquecido isso logo em seguida, pois mais nada na minha infância me dá pistas a respeito da minha relação com faróis. Muitos anos passaram e eu ingressei na Escola Naval. Lembro-me bem que tivemos no fim do ano aulas sobre sinais e balizas e que um dos assuntos foram os faróis. Descobri então que cada farol é único, que dois faróis não compartilham o mesmo padrão de luzes, o mesmo sinal de rádio, a mesma geometria da torre e nem a mesma pintura. Cada um tem sua "impressão digital". Um dos nossos livros era a lista de faróis da costa brasileira, que eu lia com atenção durante as aulas de Navegação. Em algumas vezes em que fui à bibilioteca, além dos livros de aviação e os livros de fotografia de grandes veleiros, eu me peguei olhando fotos de faróis.

Uma das lembranças mais nítidas que eu tenho desse ano foi o regresso do meu embarque na fragata F45 União. Tínhamos ido ao porto de Vitória no Espírito Santo e estávamos então nos preparando para entrar na Baía de Guanabara. Era um fim de tarde de outubro (isso não tem nada a ver com música do CPM 22) e o sol havia se posto há pouco tempo. Passávamos então ao lado do farol da Ilha Rasa, uma torre quadrada, branca e de arquitetura ibérica. E essa imagem nunca saiu da minha cabeça. Foi aí que eu descobri essa paixão pelos faróis.

Já como civil eu continuei cultivando essa paixão. Olhava fotos na internet e numa dessas ocasiões achei a bendita foto da minha infância. Ela foi tirada por um fotógrafo francês chamado Jean Guichard. Ele é bretão e as fotos mais conhecidas dele são - advinhem - de faróis bretões. É claro que tudo isso eu ignorava completamente e só fui descobrir na época em que eu me candidatava para o Duplo Diploma e já via Nantes como um objetivo, e não uma possibilidade. E foi nessa época que eu descobri a herança cultural bretã da cidade.


O significado, finalmente
Por mais estranho que pareça os faróis nunca me vieram à cabeça quando eu pensava na tatuagem. Eu já possuía um livro de faróis da costa Atlântica da Europa na estante, uma foto do Ar-men pendurada há mais de um ano sobre a minha cama e fotos de faróis que me serviam de papel de parede no computador. Ironicamente a relação entre os faróis e a tatuagem me fugia continuamente. Foi de repente que eu me lembrei de tudo isso e percebi que além de ser algo de que eu gostava profundamente, era também algo rico de significado.

Eu aprecio bastante a estética da tatuagem japonesa, embora não seja lá muito atraído pelos significados da maior parte delas. Eu procurei um tatuador de Nantes cujo trabalho em tatuagens orientais me agradasse e lhe pedi um "farol em estilo japonês". Discutimos a tatuagem e quais elementos colocaríamos junto com o farol. E o resultado - após duas sessões de quatro horas realizadas em março e abril, um bocado de dor e muitos euros a menos - foi o seguinte:


Tem um pouco de photoshop para aumentar o contraste e melhorar a compreensão do desenho

Eu convido vocês a lerem novamente o texto sobre a ressurreição do blog. Existe uma parte dele - entitulada Três coisas a lembrar - em que eu falo sobre minha visão pessoal do mundo. Os elementos da tatuagem têm uma relação direta com cada um desses pontos. Elas também são dispostas de uma maneira lógica: o elemento mais visível sob a manga da camiseta corresponde ao ponto mais genérico, enquanto que o mais escondido (e mais pessoal) representa a idéia mais profunda.

  • A mensagem na garrafa - Ter uma vida plena de histórias para contar: Nossas histórias são as mensagens que colocamos nas garrafas e atiramos ao mar.
  • O barco - A vida é feita de encontros: Mas os encontros só acontecem se nos lançarmos ao mundo, representado pelo mar, e acharmos outras terras e pessoas (barcos).
  • O farol - Alegria e felicidade não são a mesma coisa: A estabilidade do farol vai ao encontro das idéias de que a felicidade corresponde a um estado de equilíbrio, e não alegria.
Esse é o significado do panorama geral, dos elementos escolhidos e da maneira em que eles se relacionam. Entretanto, eu gostaria de divagar um pouquinho mais sobre o papel do farol nessa história toda.

Faróis são construções robustas, que aguentam provações fortes. Eles permanecem de pé apesar da fúria dos elementos ao redor e ainda assim são capazes de lançar uma luz sobre os problemas e sugerir um caminho a seguir. Essa é a imagem que muita gente faz de mim sabe-se lá por qual razão. Ela talvez tenha sido verdadeira (ou quase) por um bom tempo, mas durante os últimos anos eu fui bem menos "farol" do que eu gostaria de ter sido.

Essa é uma qualidade que eu gostaria de resgatar. Mais do que isso, é uma qualidade que eu gostaria de perenizar e não perder mais. Se as pessoas que me conhecem esperam segurança, confiança, tranquilidade e solidez de mim e eu gosto de oferecer isso, por que não gravar um lembrete para que sempre que eu me afaste desse caminho eu tenha como retornar?

Já ouvi várias pessoas dizendo que não é aconselhável tatuar-se em um lugar que seja visível no espelho para não enjoar do desenho. Porém, eu decidi mudar o local da tatuagem das costas para o braço. Eu sei que um dia eu me cansarei do desenho, que ele desbotará e tudo o mais, mas eu quero todo dia me lembrar de todo esse significado e manter essa atitude que me é tão cara.

Além disso, o braço direito é o braço que eu estendo para apertar a mão de uma pessoa e é também o membro com que eu toco o ombro de uma pessoa quando dou os "dois beijinhos". Ao fazer isso eu me obrigo a lembrar que junto com o braço estou oferecendo à pessoa um símbolo de segurança e tranquilidade e me obrigo a agir assim. No trabalho ou na vida pessoal, com o desenho coberto pela manga da camisa ou exposto ao sol, como profissional ou como amigo ou como amante, cada vez que eu estendo o meu braço eu ofereço junto segurança e tranquilidade. Todos os dias então, a cada aperto de mão ou beijo,  eu tenho um sem fim de oportunidades de me lembrar do que eu sou, do que espero deste mundo e do que eu espero que eu seja e lembro-me de agir conforme a esse pensamento.

11 Responses to “O significado da tatuagem”

Dalila Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heloisa Sorrentino disse...

muuuuuuuuuuuuito bom !

Anônimo disse...

mandou bem...achei seu blog procurando informações sobre tatuagens de farol...abraço..

Sandra disse...

Muito bacana!! Curti...eu adoro tatuagens...também tenho um farol tatuado...adoro faróis!!Abs

Laercio Pessetti disse...

Cara, nem imagino quem vc seja, mas aqui vai meu depoimento.
Eu estou querendo tatuar um farol e estou rolando o google procurando significados e historias para tal.
Seu texto me ajudou a definir o que eu quero. Pra mim o farol tem muito a ver com o lance dos marinhos antigos e como a tradição das tatuagens, o nascimento da tatuagem. Os marinheiros sempre desejavam voltar para casa, e como vc mesmo explica, cada farol é unico, entao o seu farol seria sua casa. Tatuagens tem significados pessoais... uma borboleta pode significar força, luta e batalha, pois ela luta contra o vento pra chegar onde quer, mas tb pode significar o famoso "maria vai com as outras" pois com um simples sopro vc direciona a borboleta para onde vc quer que ela vá e não importa o quanto ela lute, vc sempre vai leva-la com um simples sopro...
Mas continuando... o significado do farol poderia ser forte por ele enfrentar a mair furiosa força da natureza, o mar e a tormenta, e mesmo assim se mantém em pé até hoje para auxiliar marinheiros a se localizar... Porem ele ainda precisa de um pequeno homenzinho para o acender todas as noites, um homem que se sente seguro dentro de sua fortaleza mesmo ao redor de ondas gigantescas e furiosas. Como nós que precisamos de fé e esperança (um Deus) para nos manter firmes e em pé. O farol irá representar pra mim, a volta para casa, que assim como um refrao da musica Maybe tomorrow do Stereophonics que diz: So maybe tomorrow I'll find my way home (Então talvez amanhã encontre meu caminho para casa) pq eu ainda nao quero voltar pra casa, eu ainda quero buscar sabedoria e continuar navegando pela vida. E tb simbolizaria uma outra frase que eu gosto: Raízes não são âncoras. Pois todos temos raízes (lar), mas não podemos viver presos e temos que obter sabedoria ao redor do mundo. E o que vc acrescentou em minha ideia foi a mensagem na garrafa, pois eu vejo que a mensagem na garrafa seria uma coisa que eu acho mais valiosas de toda minha singela sabedoria, o amor. Pois de nada adianta sabedoria sem amor, experiencia sem amor, sucesso sem amor... Entao a mensagem na minha garrafa seria amor.
Enfim... apenas refleti muito sobre sua explicação e conclui a minha ideia.
Portanto aqui fica um muito obrigado e me desculpe pela complexidade de minha explicação, mas como eu sou complexo, acho que minha tatuagem tb deve ter um significado complexo.
Abraços e mais uma vez, obrigado!

Unknown disse...

Irada a sua tatoo e os significados...quem foi que fez o desenho?

Jessica disse...

Por favor, poderia dizer o nome do livro de faróis da costa Atlântica da Europa? Tenho uma grande admiração por faróis e queria saber mais sobre, e estou pensando em tatuar um farol maritimo em traços trash. (Pesquise sobre depois caso não conheça é bem legal, achei muito interessante a forma de tatuagem em trash, e a sua ficou incrivel também!)

Lucio Mauro disse...

Sensacional. http://youtu.be/m7RSryuJAwE

Unknown disse...

saudações querido...cheguei ao seu blog por meio da curiosidade sobre tatuagem de farol...tenho 3 tattoos e amooooo marcar minha pele. sou professora e uma pessoa que passou bons e maus bocados na vida, afinal, sou vencedora, apesar de todas as decepções que tive, gosto de retratar minhas conquistas nas tattoos, cada uma tem uma história, um marco. me interessei por farol porque sou filha de marinheiro...morei em uma vila com farol quando pequena, pois meu pai era radiotelegrafista no RS. hoje aposentado moramos no RJ. sou separada (uma das minhas batalhas vencidas), sou avó, mãe, solteira e determinada. nada mais que especial que uma tattoo para representar essa fase de minha vida...um farol para traduzir tudo o que passei, e ainda mais lendo o significado, me encantei, o que seria melhor para traduzir minha fase atualmente? não é? e aproveito faço um linda homenagem ao meu pai... estou encantada com seu parecer sobre a tattoo de farol...parabéns...e vamos que vamos a mais uma tattoo!!! valeu.

Unknown disse...

saudações querido...cheguei ao seu blog por meio da curiosidade sobre tatuagem de farol...tenho 3 tattoos e amooooo marcar minha pele. sou professora e uma pessoa que passou bons e maus bocados na vida, afinal, sou vencedora, apesar de todas as decepções que tive, gosto de retratar minhas conquistas nas tattoos, cada uma tem uma história, um marco. me interessei por farol porque sou filha de marinheiro...morei em uma vila com farol quando pequena, pois meu pai era radiotelegrafista no RS. hoje aposentado moramos no RJ. sou separada (uma das minhas batalhas vencidas), sou avó, mãe, solteira e determinada. nada mais que especial que uma tattoo para representar essa fase de minha vida...um farol para traduzir tudo o que passei, e ainda mais lendo o significado, me encantei, o que seria melhor para traduzir minha fase atualmente? não é? e aproveito faço um linda homenagem ao meu pai... estou encantada com seu parecer sobre a tattoo de farol...parabéns...e vamos que vamos a mais uma tattoo!!! valeu.

vidadminhoca disse...

Achei seu blog, pq busquei farol e tatuagem, a primeira que vc pensou eu fiz, no punho direito escrito abaixo, Agradecer, quase chorei no fim do seu post pq é exatamente por isso que escolhi esse lugar para tatuar, lembrar de agradecer, e que ao comprimentar alguém essa pessoal possa tbm agradecer. Estou pensando no farol agora, talvez eu nem tatue, mas obrigado, percebi que mesmo quando estava perdida na tempestade eu Agradecia.

Postar um comentário