Primeiras compras

Eu optei por vir para a França com pouca bagagem e dois motivos foram fundamentais para essa escolha. O primeiro foi a experiência que eu tive na Escola Naval, eu sabia os desconfortos que o excesso de bagagem provocam e simplesmente não gostaria de me submeter a eles novamente. O segundo era a a minha viagem de ida, que eu já sabia que seria bem complicada e uma bagagem enxuta iria me ajudar, e de fato ajudou, muito.

No fim das contas eu vim para cá com uma mala de 18kg e uma mochila de 5kg. O limite para viagens internacionais é duas malas de até 32kg e um volume de bagagem de mão de até 5kg. Já pude reparar que a média é duas mala de 20 kg em média mais a bagagem de mão. Para conseguir tão pouco peso eu me privei de trazer alguns coisas e decidi comprá-las aqui. Algumas dessas coisas são: toalha (só trouxe uma), roupa de cama (só trouxe um jogo), roupas de frio, mochila de uso diário ou mochila para notebook e camisetas (trouxe relativamente poucas).

Muitas pessoas brincaram comigo em tom de incredulidade até. A minha decisão é pouco usual e eu cheguei mesmo a acreditar que tinha sido um mau negócio. De fato não é bom ter gastos em euro, mas acreditava que isso seria suplantado pela bagagem enxuta. E agora vejo que foi uma boa idéia. Hoje estive no que acho que seja o único shopping center de Nantes e tive oportunidade de pesquisar alguns preços, que eram bem compatíveis com o que se encontra no Brasil. A minha ida ao lugar foi motivada pela necessidade de uma toalha e algumas roupas de frio, nada muito pesado, procurava algo para compor camadas para poder me virar em um frio intermediário.

Para roupas vale destacar a Kiabi e a Decathlon, ambas na região do shopping. A Kiabi é uma loja de roupas que lembra muito a C&A, que existe por aqui também, aliás. Alguns preços chave a destacar: um moleton com zíper de cima a baixo custava 14,90€ e podia-se comprar três camisetas de manga de cores variadas por 9€. Havia mesmo uma promoção para alguns artigos e que possibilitava comprar uma segunda peça de roupa por 1€. A Decathlon é uma loja de artigos esportivos semelhante à Centauro, mas havia uma boa variedade de roupas por lá. Lá eu comprei um polar (espécie de moleton) por 9€ e duas camisetas de manga por 2€ cada. As camisetas eram disponíveis apenas nas cores branco e preta. Havia uma outra linha que tinha outras cores, mas cada uma custava 3,50€.

Depois disso fui ao shopping e entrei numa loja de artigos domésticos chamada Ikea, que é a loja aonde os veteranos levam os novatos no início do semestre para mobiliar a residência. Na Ikea é possível comprar desde móveis até artigos de cama, mesa e banho. Procurava uma toalha, mas achei apenas modelos infantis. O que me chamou atenção, no entanto, foi a lanchonete da loja: era possível comprar um hot dog por 0,50€ e um copinho de sorvete por 050€. Havia outras coisas muito em conta também. Foi a junk food mais barata que eu vi até agora.

No shopping há também um supermercado, o E.Leclerc. Existe outra loja da mesma rede, que é conhecida como uma das mais baratas, próximo da école. Comprei uma toalha por 3,50€ (120cm X 90cm), mas havia uma toalha de 1,70€ também (70cm x 50cm). A comida congelada é muito prática e é bastante barata por aqui, compensa para muitas ocasiões. Uma baguete de pão (um pedaço de pão de mais de 80 cm de comprimento) custa apenas 0,66€.

2 Responses to “Primeiras compras”

Clara Bez. disse...

Estou espantada. Os preços são muito bons. As camisas são até mais baratas do que no Brasil... Enjoy!

Falando em preços, com todas essas informações, teu blog vai ser mesmo um belo guia pros navatos aí, viu! =D

Unknown disse...

Filhão,
Na primeira foto enviada já deu para identificar a russa. Acho que é a grandona de jeans azul claro e blusa azul com um lenço no pescoço. A que está junto dela deve ser a hungara.
Acertei?

Postar um comentário