O visa de longa duração e o titre de sejour

Resultado do Duplo Diploma 2010 divulgado, gente correndo para resolver mil problemas... Uma boa hora para eu deixar de escrever miolo de pote (abobrinha) no blog e falar de coisas mais sérias. É por isso que esta publicação trata da burocracia com o serviço de imigração francês. Para que isso vai ser útil para os novos bixos agora? Para nada, mas consultem isso depois caso ainda se lembrem que eu escrevi. Outra razão para eu escrever isso é o fato de eu ter quitado todas as minhas pendengas com a imigração anteontem.

1) Era uma vez uma carta de aceite...
Tudo começa ainda no Brasil. Aqueles que não têm passaporte ainda vão tratando de dar R$250,00 reais chorados para a Polícia Federal e os que já têm gozam de um pouco mais de tranquilidade. Depois vem a carta de aceite e tudo começa de fato, ou não.

O "ou não" é porque minha carta nunca chegou e eu não tenho nem idéia de por quê. Recebi apenas uma versão em pdf por email. Ainda assim, isso não é problema. Assim que a documentação básica começar a ser reunida é necessário cadastrar-se no Campus France, um site do governo francês que agora serve, infelizmente, de intermediário para tirar o visto. Um guia prático pode ser encontrado no site e a maior parte das informações essenciais é fácil de achar. O processo é relativamente longo e um pouco caro, pois é necessário pagar uma taxa de R$290,00 para se cadastrar no site ainda que o pstulante seja um candidato já aprovado para uma escola francesa. O conselho que eu dou é: quanto mais cedo começarem a fazer isso, menos dores de cabeça vão ter.

Quando todas as etapas do Campus France estiverem ok o pedido do visto pode ser feito. Sim, é isso mesmo, o Campus France não serve para nada além disso. Na verdade o objetivo dele é possibilitar que alunos estrangeiros procurem universidades francesas para estudar, enviem seus dossiês e, quem sabe, sejam convocados. Para os que já foram aprovados, ele não passa de um entrave longo e custoso. A partir de então todos os procedimentos serão feitos junto à embaixada.

2) ... e uma telefonista eternamente de TPM
É necessário enviar uma série de documentos para a embaixada e pagar algumas taxas para que a candidatura seja aprovada. O grande problema é que o site da embaixada francesa não é lá muito claro e muitos pontos ficam obscuros. A grande tentação é olhar o telefone que está embaixo e ligar para pedir mais informações. Após uns dez minutos ouvindo uma música irritante é bem provável que uma telefonista lhe atenda sem dizer bom dia. Ao explicar o motivo da sua ligação, ela vai dizer que atende em breve e vai colocar em modo de espera sem maiores cerimônias. Ao fim de meia-hora é possível que ela lhe atenda para dizer que todas as informações necessárias estão no site e que você deveria ser mais atento e parar de encher o saco dela.

Desestimulante, não é? A grande dica é tentar pegar mais informações com quem já foi e limitar os contatos com essa senhora simpaticíssima. Isso poupa tempo, conta telefônica e muita, muita paciência. Mas continuemos. Se tudo correr bem o candidato é convocado para uma entrevista na Embaixada da França em Brasília. O protocolo não dura mais do que uma hora e consiste na apresenação de alguns documentos e na tomada de impressões digitais para o visto biométrico. Fim. Visto no passaporte e avião para casa. No meu caso, passei menos de dez horas em Brasília apenas para fazer isso.

3) Um visto que não é visto
Na Embaixada fomos informados de que o nosso visto não era de fato o visto necessário para passar os dois anos aqui. Ele só é de fato válido por um ano. Junto com o visto recebemos um formulário a ser preenchido quando tivermos residência fixa na França. Esse formulário deve ser enviado para o Ofício de Imigração junto com uma cópia do passaporte, uma do visto e outra que mostre o carimbo que comprove a entrada na União Européia.

Esse procedimento é feito para obter o Titre de Sejour (título de permanência) que é de fato o documento que finaliza as pendências com a imigração. É somente com ele que pode-se pedir a ajuda de residência à CAF (órgão que subsidia os custos de aluguel segundo critérios sociais). É só com ele também que você pode sair da França com toda a legalidade. Por isso, crianças, tratem de não ir a Itália de favor nem de embarcar em uma corrida maluca de caronas até a Alemanha sem antes conseguirem o seu Titre de Sejour, ok?

É muito importante não esquecer de enviar as cópias junto com o formulário. Eu esqueci e isso atrasou consideravelmente o meu processo, mas não foi nada grave. Quando toda a documentação necessária chega ao Ofício de Imigração, uma convocação é enviada. É necessário comparecer a uma visita médica e pagar uma taxa de 55€ para finalmente obter o Titre de Sejour.

4) E no Ofício de Imigração...
Minha convocação foi na quarta feira desta semana. Para a visita médica, além do passaporte, é necessário a carteira de vacinação. Sejam sábios e não façam como eu, que tirava uma carteira de vacinação a cada vacina que tomava, pois havia perdido a anterior. Isso vai facilitar as suas vidas. Ou então façam como eu: demonstrem uma mega segurança ao dizer "sim" a cada vez que a enfermeira perguntar se você já tomou tal vacina. No meu caso ela nem pediu minha carteira de vacinação (cuja única vacina que consta é a de febre amarela, a última que eu tomei, pois a anterior eu perdi). Uma série de exames simples são feitos e uma radiografia do peito também.

Terminada a consulta médica, paga-se a taxa e entrega-se o passaporte para que ele receba um adesivo amarelo super feio. Voilà le Titre de Sejour e bem-vindos à França em toda a legalidade.

No response to “O visa de longa duração e o titre de sejour

Postar um comentário